terça-feira, 21 de junho de 2011

Faça missão agora ou nunca mais!

Faça missão agora ou nunca mais!



Missão é revelada pelas sagradas escrituras como o plano de Deus delegado aos homens para levar o evangelho do reino a toda criatura. Neste plano divino estava incluso seu filho que se tornou exemplo, evidencia, meio, incentivo, intermédio, caminho, verdade, vida, salvador, redentor, justificador, aliás, para resumir ele, Jesus, tornou-se a mensagem de salvação aos pecadores.


Jesus não perdeu tempo após ser revestido de poder no rio Jordão no dia de seu batismo, ele percorria todas as cidades e aldeias, ensinando, pregando, curando, libertando aos homens.


Jesus Cristo deixa claro no seu exemplo que se não fizermos missão de imediato nunca mais faremos, pois iniciamos um processo de desculpas esfarrapadas, negligenciando a vontade de Deus. Mas o imperativo do IDE de Cristo tem movido vidas para a maior missão de todos os tempos, ganhar almas para o reino de Deus.


Seguindo o exemplo do maior missionário que já esteve na terra, Jesus, muitos estão se movendo de seu comodismo, para uma vida dinâmica e missionaria na face desta terra.


Sempre a alguém disposto a fazer a vontade do Pai, assim como Cristo o fez.


A terra está num caos e o seu meio de desenvolvimento tem lhe autodestruído, a tecnologia, modernidade, estratégias de crescimento mal intencionadas, poluição consequência da industrialização e destruição do meio ambiente, tem somado para os grandes acontecimentos catastróficos.


A sociedade está um caos, pois a uma inversão desmedida de valores morais, o homem desrespeitando a todo instante a forma em que fora criado entregando-se a todo tipo de pecado. Homossexualismo, prostituição, abuso de menores, drogas, violência descontrolada, corrupção, avareza, luxuria, cobiça, e muito mais, sãos os reflexos da sociedade em que vivemos.


O Evangelista Mateus no capitulo nove do versículo 35 ao 38 nos descreve a importância que Jesus dava a sua missão na terra. Ele descreve algumas evidencias do ministério missionário de Cristo. Vamos neste estudo devocional deixar que o espirito santo nos constranja a fazermos missão agora.


• E percorria Jesus... Isto indica que o mestre das missões, estava sempre procurando alcançar novas cidades, aldeias, pessoas.


• Ensinando nas sinagogas deles,... Isto nos deixa claro que ele tinha uma missão também com aqueles que se achavam já salvos por cumprir a lei, por estar na sinagoga aprendendo com os doutores da lei, Ele queria ensinar, convencer, justificar, perdoar, salvar os homens das garras do legalismo, que se gloriavam das suas obras, era uma missão difícil, mas Jesus cumpriu a lei, sem a transgredir, foi perfeito em sua missão.


• E pregando o evangelho do reino... As boas novas teriam que chegar ao coração dos homens, o reino eterno e celestial, regido por Cristo, teria que fazer parte da vida do homem, então Jesus prega sobre o reino de Deus sem perder se quer um segundo.


• E curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo... Sua missão era também marcada pela força do poder de Deus, onde enfermidades e moléstias eram exauridas dos homens. Chama a nossa atenção o fato de Jesus ter dado sempre força a mudar a vida dos homens no campo espiritual, para isso muitas vezes teve que intervir no corpo enfermo, desenganado, às vezes já em estado de decomposição como no de Lázaro, ou seja, no corpo físico do ser humano. Ele curava, para que as portas do coração dos homens se abrissem a crer que o evangelho do reino era verdadeiro e único caminho de salvação.


• Jesus ministrava o evangelho em todos os lugares com evidencias sobrenaturais.






TRÊS CARACTERISTICAS DE UM MISSIONÁRIO SEGUNDO EXEMPLO DE CRISTO


VISÃO: “E, vendo a multidão,...” Ele nos mostra uma grande deficiência da igreja nos nossos dias, a falta de visão missionária, os olhos do povo está muito mais atento às recompensas terrenas do que com as almas que estão a nossa volta perecendo no cativeiro do pecado. A visão de Cristo quanto às almas deve ser a visão missionária da igreja dos nossos dias. Sondar a multidão em suas necessidades e não despedi-las no estado em que estão.


COMPAIXÃO: “... teve grande compaixão deles,...” No interior de Cristo se evidenciou um sentimento se assim posso descrever, que revela outra grande deficiência da igreja de Cristo dos nossos dias, à compaixão. Nos que desejamos ver a expansão do reino de Deus na terra, se não sermos movidos pela compaixão, não saímos ao encontro das multidões, alias fica aqui uma ressalva que os evangelizadores estão procurando sim as multidões, mas daqueles que já se entregaram Cristo, esses os bajulam, lisonjeiam, mas as multidões que Jesus observava, e tinha compaixão eram excluídos da sociedade, pobres, indoutos, sem nenhum recurso, salve as exceções dos formidáveis encontros com publicanos, jovem rico, Zaqueu, porém tinham a vida espiritual em miséria. Jesus demonstrava seu desejo em ajudar a todos que se aproximavam dele sem esperar nada em troca. Alias compaixão, caridade, amor, nunca é movido pelo interesse próprio, mas em prol aos próximos necessitados. Compaixão é uma característica daquele que segue os passos do maior missionário de todos os tempos, Jesus Cristo Salvador e Senhor de nossas vidas.


REAÇÃO: Jesus vê a multidão, tem grande compaixão, por que estavam como ovelhas desgarradas e errantes como ovelhas que não tem pastor, então olha pra seus discípulos e evidencia que a seara é grande, mas poucos são os ceifeiros, ou seja, poucos seguem seu exemplo, poucos têm observado a multidão, poucos têm compaixão das almas, poucos trabalhadores na seara do Senhor. Isto revela-nos a falta destas características missionárias na igreja, pois a igreja de Cristo tem a mente de Cristo, o sentimento de Cristo, a visão de Cristo, a compaixão de Cristo, enfim somos seus discípulos, então façamos o que Ele nos ordenou: Rogai, pois ao Senhor da seara que mande ceifeiros para sua seara. Eu creio que dentro destas características muitos estão em falta, até estão nos cultos de missão, contribuem, mas perderam a essência da vida de missão nesta terra, ver, sentir, reagir, ver a multidão e ter compaixão da situação em que se encontram e rogar ao Senhor que nos desperte a fazer mais e mande mais ceifeiros para sua grande seara.

Nenhum comentário: